Ingresso no PGAli

Aluno Regular:

O processo seletivo para ingresso nos cursos de Mestrado & Doutorado do programa de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos (PGAli) é realiado duas vezes por ano, janeiro e julho. Podem se inscrever os portadores de diplomas de nível superior em: Engenharia de Alimentos, Biotecnologia, Farmácia, Nutrição, Zootecnia, Medicina Veterinária, Biologia, Agronomia, Química ou outra área afim.

MESTRADO

Número de vagas ofertadas anualmente: 30 vagas/ano

Etapas do processo seletivo:

Conhecimento em língua inglesa (Eliminatória/Classificatória)
Defesa do anteprojeto de pesquisa (Classificatória)
Análise do curriculum vitae Lattes/histórico acadêmico (Classificatória)

 

DOUTORADO

Número de vagas ofertadas anualmente: 16 vagas/ano

Etapas do processo seletivo:

Defesa do projeto de pesquisa (Classificatória)
Análise do curriculum vitae Lattes/histórico acadêmico (Classificatória)

Acompanhe os editais abertos e processo seletivos anteriores: Clique aqui

PÓS-DOUTORADO

As oportunidades no PGAli, dar-se mediante processo seletivo promovido pela UFBA,
através da Pró-Reitoria de Pesquisa de Pós-Graduação (PRPPG).

Acompanhe os editais abertos e processo seletivos anteriores: Clique aqui

 

Aluno Especial:

O PGAli, admiti alunos especiais, preferencialmente matriculados em cursos de pós-graduação de outras Instituições e a critério do Colegiado de Curso, considerando a disponibilidade de vagas e as exigências descritas no Artigo 14º do Regimento Interno do programa.
 
Quadro de componentes curriculares ofertados: Clique aqui
Observação: Antes de realizar qualquer procedimento entre em contato com o Programa (pgali@ufba.br) para verificar o edital de seleção e disponibilidade de vagas. 
 
Entre em contato
 
Inscrição:
O candidato deverá encaminhar à secretaria do programa (pgali@ufba.br) cópia dos seguintes documentos:
a) Certificado de conclusão do curso de Graduação ou diploma universitário, para o Mestrado; Diploma de Mestre ou declaração de conclusão/defesa de dissertação, para o Doutorado;
b) Histórico escolar do curso de Graduação, para o Mestrado, e do curso de Mestrado, para o Doutorado;
c) Curriculum vitae emitido pela Plataforma Lattes do CNPq, com comprovação;
d) Carteira de identidade;
e) CPF – Cadastro de Pessoa Física;
f) Comprovante de quitação com o serviço militar (se aplicável);
g) Título de eleitor, com comprovante de votação no último pleito ou certidão de quitação eleitoral, emitida na internet, através do site do Tribunal Superior Eleitoral (brasileiros);
h) Comprovante original (pagamento) da Guia de Recolhimento da União (GRU) referente à taxa de inscrição (Disponível em: https://sggru.ufba.br/sggru/publico/escolha_cadastro_externo);
i) Formulário (Aluno Especial – Pós-Graduação) de inscrição devidamente preenchido (Disponível em: https://supac.ufba.br/formularios-menu-aluno).
 
Observações:
  • O candidato à categoria de "Aluno Especial" poderá matricular-se no máximo em 04 (quatro) componentes curriculares, respeitando também um limite máximo em 02 (duas) disciplinas por semestre (Artigo 5º e Artigo 27 §2º do Regulamento do Ensino de Graduação e Pós Graduação);
  • A efetivação da matrícula será realizada no Colegiado de Curso em período definido no Calendário Acadêmico;
  • O candidato tem total responsabilidade pelo preenchimento e veracidade das informações prestadas na documentação. O descumprimento de qualquer exigência implicará em: i. cancelamento da inscrição; ii. exclusão da lista de aprovados e/ou, iii. declaração de nulidade do ato da matrícula.
Efetivação da matrícula:
O candidato deverá encaminhar à secretaria do programa (pgali@ufba.br) o comprovante original (pagamento) da Guia de Recolhimento da União (GRU) referente à taxa de matrícula (Disponível em: https://sggru.ufba.br/sggru/publico/escolha_cadastro_externo).
 
Integralização & certificação:
O aluno especial será avaliado nas mesmas condições do aluno regular e fará jus ao certificado de aprovação, onde constará a condição em que a disciplina foi cursada, número de créditos obtidos, período e a nota obtida.

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