Autoavaliação

Progresso das políticas & ações executadas no quadriênio (2017-2020)

Neste contexto, as políticas e ações de acompanhamento do PGAli executadas no quadriênio 2017-2020, foram estruturadas e definidas com base no diagnóstico de evolução do programa, e principalmente na ficha de avaliação da CAPES do último quadriênio (2013-2016), de maneira participativa e construtiva entre a coordenação, colegiado, docentes, discentes e servidores técnicos vinculados ao PGAli.

 

1.4.1 AS PRINCIPAIS POLÍTICAS E AÇÕES EFETIVAMENTE EXECUTADAS E OS RESULTADOS ALCANÇADOS (MELHORIAS) NA FORMAÇÃO DISCENTE E QUALIFICAÇÃO DO CORPO DOCENTE SÃO DESCRITAS ABAIXO POR ITENS:

1. A política de planejamento da autoavaliação para visando a melhoria na formação de discentes tem sido realizada principalmente durante a realização dos Seminário Interno do PGAli que ocorrem semestralmente desde 2013. Além da divulgação dos resultados de acompanhamento dos itens do programa, os grupos de trabalho (GT) discutem, avaliam, quando necessário propõem ajustes as políticas e ações em andamento.

2. A partir de 2020, um instrumento para o diagnóstico e acompanhamento da formação discente, bem como para as questões docentes foram elaborados pela comissão de autoavaliação & planejamento estratégico que passaram a ser aplicados semestralmente para os alunos e anualmente para os professores. Após a tabulação dos dados e análise, as demandas e/ou resultados são agora divulgados à comunidade PGAli.

3. Um piloto (avaliação) foi realizado ao final de 2020, devido a necessidade de se avaliar as condições das atividades didáticas realizadas no semestre totalmente remoto.

a. Principais pontos observados entre os docentes: A partir do diagnóstico dos docentes (100% de participação) foi observado que 85% deles, não utilizavam nenhuma plataforma ou ferramenta remota antes da pandemia; quanto aos aspectos técnicos, 82% relataram a falta de equipamentos adequados, 87% tiveram dificuldades com o uso das plataformas digitais fornecidas pela instituição, e 39% consideraram a sua internet (velocidade) residencial insuficiente; quanto ao comprometimento e a aprendizagem dos alunos nas disciplinas foram considerado com 91% e 80%, respectivamente, entre excelente e bom; e 68% deles solicitaram redução na oferta de disciplinas no próximo semestre (2021.1).

b. Principais pontos observados entre os discentes: A partir do diagnóstico dos discentes (88% de participação) foi observado que 96% deles realizaram disciplinas remotamente no PGAli, o número de disciplinas ofertadas, nível de comprometimento (pessoal) e aprendizado obtiveram 88%, 92% e 72%, respectivamente, entre excelente e bom. Porém, a quantidade de atividades realizadas nas disciplinas foi avaliada como excessiva por 66% dos discentes. Contudo, o nível de satisfação foi 88%, entre excelente e bom. Além disso, várias sugestões e ideias foram apresentadas pelos discentes, exemplos: “Sim. Que não seja ead novamente. Por favor façam presencial. ead é muito desmotivador. Prefiro está presente perto do professor, tirando dúvida, interagindo face a face, sinto falta disso. Vooooolta presencial”; “Se o semestre continuar sendo via EAD, os professores precisam rever as atividades que são passadas toda semana, pois quando juntam todas as matérias fica uma avaliação de forma excessiva. Inclusive presencial não tínhamos tantas tarefas assim. Nos disseram que seria de forma tranquila e não foi assim. Houve muita pressão, muitas vezes inadequadas (obviamente não de todas as matérias) principalmente pro período único que estamos vivenciando.” “De forma geral, sugiro readequação do volume de atividades solicitadas. Como por exemplo, ao invés de resenha ou mapa conceitual por palestra, escolher algumas palestras para que a atividade seja realizada e não sobre todas. Isso "obriga" o discente a assistir a todas as palestras para selecionar qual prefere escrever e ao mesmo tempo não sobrecarrega em demandas. Muitas disciplinas optaram por trazer palestrantes de fora, existindo excesso de conferências, e com isso tivemos poucas oportunidades para discutir o projeto em si. As palestras eram mal dimensionadas ao tempo, e então a parte de discussão ultrapassava muito o limite de tempo destinado à aula. Ponto positivo: possibilidade e facilidade em trazer especialistas nas áreas para agregar conhecimento”. Autores: Alunos PGAli.

4 Especificamente quanto a qualificação docente, esse item faz parte do acompanhamento (políticas & ações) do planejamento estratégico do programa. Exemplo disso, foi que o número de docentes com pós-doutorado passou para 11 (64,7%) dos 17 DPs do PGAli, sendo que este percentual era 46% em 2017 (final do primeiro ano do quadriênio) e apenas 33% na última avaliação (2013-2016).

 

1.4.2 AS PRINCIPAIS AÇÕES EFETIVAMENTE EXECUTADAS E OS RESULTADOS ALCANÇADOS (MELHORIAS) PELO ENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE NAS ATIVIDADES DE AUTOAVALIAÇÃO, SÃO DESCRITAS ABAIXO:

1. O Programa de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos (PGAli) tem seu Colegiado constituído pelo coordenador e vice-coordenador, 4 docentes, sendo 2 titulares e 2 suplentes, e 4 representantes discentes, sendo 2 do curso de doutorado (Titular e suplente) e 2 do curso de mestrado (Titular e suplente). Além disso, uma comissão de Autoavaliação & Planejamento Estratégico constituída por 4 docentes e 4 discentes (2 doutorandos e 2 mestrandos), e a Comissão de Bolsas constituída por 2 docentes e 4 discentes (2 doutorandos e 2 mestrandos) e 1 servidora técnica que atende exclusivamente o programa. Essa equipe organiza e realiza o Seminário Interno do PGAli semestralmente, que é realizado com todos os docentes, discentes e servidos técnicos para o processo de autoavaliação do Programa. Na oportunidade, são divulgadas as análises dos dados referentes à: dissertações defendidas/DPs; produções com discente PGAli/DPs; produções com participação de discentes da graduação/DPs; número de orientações PGAli/DPs; número de orientações ICs, TCCs e outros/DPs. Além disso, a partir de 2020, passou a ser divulgado o relatório de acompanhamento da comissão de autoavaliação, como maneira conscientização e sensibilização de toda a comunidade. Além disso, as discussões e demandas apresentadas por docentes, discentes e servidores técnicos têm sido importantes para a construção, ajustes e previsão do plano de ação que constitui o planejamento estratégico do programa.

2. A comissão de autoavaliação também elaborou ferramentas de acompanhamento específico para docentes, servidores técnicos, discentes ingressantes, meio de curso e egressos, para se obter as questões norteadoras que deverão consideradas no planejamento, execução, avaliação, quando necessário readequação e previsão das políticas e ações de melhoria da formação, qualificação e execução das atividades. Esses instrumentos já foram aplicados (testados e avaliados), e daqui pra frente serão aplicados na etapa 5 – Metaanálise, da autoavaliação.

 

1.4.3 AS PRINCIPAIS AÇÕES EFETIVAMENTE EXECUTADAS E OS RESULTADOS ALCANÇADOS (MELHORIAS) PARA O DIAGNÓSTICO DA FORMAÇÃO DISCENTE E QUALIFICAÇÃO DO CORPO DOCENTE, SÃO DESCRITAS ABAIXO POR ITENS:

1. O Programa de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos (PGAli) aspirando o progresso contínuo para atender às expectativas e cumprimento de seu objetivo – quanto à capacitação para a carreira acadêmica e científica, que visa a formação de mestres e doutores capazes de promover o avanço do conhecimento científico, tecnológico e de inovação, e desemprenhar ações para contribuir com o desenvolvimento regional e nacional nas diferentes áreas da Ciência dos Alimentos – busca atualizar e adequar-se aos novos desafios e necessidades da área de Ciência de Alimentos, algumas delas advindas da própria implantação do curso em nível de doutorado. Para tanto, a comissão de autoavaliação desempenha um papel essencial no diagnóstico da formação discente e qualificação do corpo docente, enquanto que a comissão de planejamento estratégico considera essas questões para a elaboração das políticas e ações para estes e outros itens essências.

2. Além disso, a busca atingível e realista de torna-se um programa de pós-graduação reconhecido pela excelência na produção de conhecimento técnico/científico e na formação de docentes/pesquisadores, consolidando-se entre os centros de referência no campo da Ciência de Alimentos, exige que esses itens sejam cuidadosamente acompanhados. Resultados dessas políticas e ações são descritas no próximo item (abaixo).

 

1.4.4 AS PRINCIPAIS METAS E AÇÕES EFETIVAMENTE EXECUTADAS E OS RESULTADOS ALCANÇADOS (MELHORIAS) PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA FORMAÇÃO DISCENTE E NA PRODUÇÃO INTELECTUAL, SÃO DESCRITAS ABAIXO POR ITENS:

As principais políticas, ações e os resultados para solução de problemas para melhoria na formação discente e na produção intelectual são descritos abaixo:

1. Acompanhamento das ações que tiveram como objetivo melhorar os índices relacionados aos pontos frágeis do PGAli, por meio de uma ampla discussão do último relatório de avaliação (Quadrienal 2013-2016) da CAPES, com enfoque principalmente nos itens de avaliação que receberam conceito “Regular” (Itens 3.3; 4.2), e do Coleta (2017, 2018, 2019), como oportunidade de ajustes contínuos das estratégias adotadas. Além disso, os dados de todos os itens de avaliação foram monitorados periodicamente em planilhas, e foram discutidos nos Seminários Internos do PGAli.

2. Modernização do Regimento Interno e Resoluções do PGAli, com enfoque na APCN para o curso em nível de doutorado. Entre as principais atualizações constaram: Da criação de novas disciplinas e atividades curriculares e atualização das existentes, para compatibilizar as novas expectativas quanto a formação de recursos humanos altamente qualificados na área de Ciência de Alimentos; Dos critérios adotados para recredenciamento e credenciamento docente (permanentes e colaboradores) compatíveis ao objetivo de consolidação do programa (Nota 5 CAPES); Do formato para o exame de qualificação e defesa, com foco na produção de artigos, eficiência na formação discente, diminuição do tempo de titulação, e aumento da produção cientifica qualificada (A1, A2, A3, A4, B1 ou B2) (Melhorou os itens 4.2 - Regular; e 4.1; 4.3, que receberam conceito “Bom”).

Os principais resultados foram:

a. Aumento da produção científica total do corpo docente permanente do PGAli, onde em 2020 foram publicados 85 (37% do quadriênio) artigos científicos, em 2019 foram 59 (26% do quadriênio), em 2018 foram 44 (19% do quadriênio) e em 2017 foram 41 (18% do quadriênio);

b. Acréscimo da produção científica média pelo número de docente permanente do PGAli, onde foram publicados 5,0/DP/2020 artigos, 3,5/DP/2019, 2,6/DP/2018, e 2,4/DP/2017;

c. No quadriênio atual (2017-2020) foram publicados o total de 229 artigos científicos. Isso significa um acréscimo de 43%, e 232% do número de publicações, comparado ao quadriênio anterior 2013-2016 (n = 160) e ao triênio 2010-2012 (n = 69), respectivamente. Vale a pena ressaltar que estes índices alcançados no quadriênio 2013-2016, foram fundamentais para atingir o Conceito 4 da CAPES, e a implantação do curso em nível de Doutorado do PGAli;

d. Em termos qualitativos dos 47 (80%) dos 59 artigos publicados em 2019, estavam classificados entre A1-B2, 36 (82%) dos 44 artigos em 2018, e 36 (88%) dos 41 artigos em 2017, respectivamente, de acordo com o critério estabelecidos pelo Qualis/CAPES;

e. Aumento da produção técnica (patente) total do corpo docente permanente do PGAli, sendo que 8 (33% do quadriênio) pedidos de patentes foram submetidos em 2020, 9 (38% do quadriênio) em 2019, 1 (4% do quadriênio) em 2018, e 6 (25% do quadriênio) solicitações foram realizadas em 2017;

f. No quadriênio atual (2017-2020) foram submetidos o número total de 19 pedidos de patentes. Isso significou um acréscimo de 73%, e 375% do número de solicitações, comparado ao quadriênio anterior (2013-2016, n = 11) e ao triênio (2010-2012, n = 4), respectivamente.

3. Inserção de uma nova linha de pesquisa “2 INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E PROCESSOS”, fortalecendo a linha de pesquisa existente e maior integração entre o próprio corpo docente (Melhorar o item 3.3 - Regular). Os resultados alcançados são especificados abaixo, devido a necessidade atualização da distribuição entre as linhas pesquisa e projetos temáticos.

4. Atualização da distribuição dos docentes, discentes e das produções do PGAli, nos projetos temáticos de cada linha de pesquisa, devido as mudanças consistentes realizadas na proposta do programa, aposentadoria, descredenciamento e credenciamento de docentes (Melhorou os itens 2.1; 2.2; e 3.2, que receberam conceito “Bom”). Os principais resultados foram:

a. Quanto a distribuição dos docentes permanentes nos projetos temáticos (PT)/linhas de pesquisa (LP) (número absoluto e percentual): LP-1 Controle de qualidade de alimentos: PT-1 Segurança Alimentar (CQA-1) = 3 (18%) docentes como área prioritária; PT-2 Identidade, Qualidade e Funcionalidade de Alimentos e Bebidas (CQA-2) = 4 (24%) docentes como área prioritária; PT-3 Controle de Qualidade de Alimentos e Bebidas (CQA-3) = 4 (24%) docentes como área prioritária. LP-2 Inovação e desenvolvimento de produtos e processos: PT-1 Inovação de Produtos e Processos Tecnológicos e Biotecnológicos (IDPP-1) = 3 (18%) docentes como área prioritária; PT-2 Inovação, Prospecção e Aproveitamento de Produtos, Subprodutos e Rejeitos Agroindustriais Regionais (IDPP-2) = 3 (18%) docentes como área prioritária;

b. Quanto à distribuição dos projetos (principais) de pesquisas financiados (número absoluto e percentual): CQA-1 = 7 (18%) projetos financiados; CQA-2: 6 (15%) projetos financiados; CQA-3 = 8 (21%) projetos financiados. IDPP-1 = 11 (28%) projetos financiados, IDPP-2 = 7 (18%) projetos financiados;

c. Quanto à distribuição dos artigos publicados (número absoluto e percentual): CQA-1 = 18 (21%) artigos, CQA-2 = 13 (15%) artigos, CQA-3 = 16 (19%) artigos; IDPP-1 = 19 (22%) artigos, IDPP-2 = 19 (22%) artigos;

d. Quanto à distribuição dos livros e capítulos de livros publicados (número absoluto e percentual): CQA-1 = 22 (35%) entre livros e capítulos de livros, CQA-2 = 12 (19%) entre livros e capítulos de livros, CQA-3 = 7 (11%) entre livros e capítulos de livros; IDPP-1 = 15 (24%) entre livros e capítulos de livros, IDPP-2 = 7 (11%) entre livros e capítulos de livros;

e. Quanto à distribuição de patentes solicitadas (número absoluto e percentual): CQA-1 = 1 (5%), CQA-2 = 3 (16%), CQA-3 = 3 (16%); IDPP-1 = 5 (26%), IDPP-2 = 7 (37%);

f. Quanto à distribuição de trabalhos completos publicados (número absoluto e percentual): CQA-1 = 7 (10%) trabalhos completos, CQA-2 = 15 (21%) trabalhos completos, CQA-3 = 14 (20%) trabalhos completos; IDPP-1 = 13 (18%) trabalhos completos, IDPP-2 = 22 (31%) trabalhos completos.

5. Credenciamento cuidadoso (Inserção) e descredenciamento de docentes permanentes e colaboradores do PGAli foram realizados considerando o quadro de previsão de aposentadorias e a atuação em outros programas, sendo realizados por uma equipe externa ao Programa, composta pelas professoras Dra Maria Beatriz de Abreu Gloria/UFMG e Dra Roseane Fett/UFSC. O resultado foi o fortalecimento e aumento da aderência do corpo docente à proposta de implantação do doutorado, e que também visava a melhoria dos itens da ficha de avaliação da CAPES (Melhorou o item 2.2, conceito “Bom”; e item 4.2, conceito “Regular”). Os docentes credenciados foram (permanentes e colaboradores):

a. Dra. Carolina Oliveira de Souza, docente permanente com atuação exclusivamente em nível de Mestrado e Doutorado do PGAli, com 2 anos de experiência (Contratação) e Bolsista de Produtividade Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq (Nível-2). Está inserida prioritariamente no - Projeto temático de Inovação e Desenvolvimento de Produtos e Processos, com atuação em Análises cromatográficas, métodos analíticos instrumentais, compostos bioativos, aproveitamento de resíduos, desenvolvimento e caracterização de embalagens;

b. Dr. José Esler de Freitas Júnior, docente permanente, orienta em nível de Doutorado no PGAli, com 8 anos de experiência (Contratação) e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (Nível-2). Está inserido prioritariamente no - Projeto temático de Controle de Qualidade de Alimentos, com atuação na área de avaliação dos efeitos da nutrição de ruminantes sobre a qualidade de leite e produtos lácteos, produção e composição leite, composição de ácidos graxos do leite e suas alterações;

c. Dr. Cláudio Vaz Di Mambro Ribeiro, docente permanente, orienta em nível de Mestrado e Doutorado no PGAli, com 11 anos de experiência (Contratação) e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (Nível-2). Está inserido prioritariamente no - Projeto temático de Controle de Qualidade de Alimentos, com atuação em modelagem estatística e análises de alimentos, com ênfase em análises quali- e quantitativas de ácidos graxos por cromatografia gasosa;

d. Dra. Marion Pereira da Costa, docente permanente, orienta em nível de Mestrado e Doutorado no PGAli, com 4 anos de experiência (Contratação), e que já apresenta perfil para bolsista produtividade em pesquisa do CNPq, de acordo com avaliação divulgada (por mérito) de 2020. Está inserida prioritariamente no - Projeto temático de Inovação e Desenvolvimento de Produtos e Processos, com atuação em tecnologia de Leite e derivados, controle físico-químico e de qualidade de alimentos, validação de métodos cromatográficos, análises instrumentais de cor, textura e reologia em Análises cromatográficas, métodos analíticos instrumentais, compostos bioativos, aproveitamento de resíduos, desenvolvimento e caracterização de embalagens;

e. Dra. Carlos Pasqualin Cavalheiro, docente permanente com atuação exclusivamente em nível de Mestrado e Doutorado do PGAli, com 3 anos de experiência (Contratação). Está inserido prioritariamente no - Projeto temático de Controle de Qualidade de Alimentos, com atuação em Tecnologia de Produtos de Origem Animal, Microbiologia Alimentar, Probióticos e Encapsulação;

f. Dra. Camila Duarte Ferreira Ribeiro, docente colaboradora, orienta em nível de Mestrado exclusivamente no PGAli, com 2 anos de experiência (Contratação), e que já apresenta perfil para bolsista produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq, de acordo com avaliação (por mérito) divulgada de 2020. Está inserida prioritariamente no - Projeto temático de Inovação e Desenvolvimento de Produtos e Processos, com atuação química e análise de alimentos, controle de qualidade de alimentos, alimentos funcionais e compostos bioativos, desenvolvimento, caracterização e estabilidade de micro e nanopartículas de alimentos;

g. Dra. Mariana Nougali Roselino, docente colaboradora, orienta em nível de Mestrado exclusivamente no PGAli, com 2 anos de experiência (Contratação). Está inserida prioritariamente no - Projeto temático de Inovação e Desenvolvimento de Produtos e Processos, com atuação química e análise de alimentos, segurança de alimentos, controle de qualidade de alimentos, microrganismos probióticos, desenvolvimento e caracterização de novos produtos;

h. Dra. Karina Teixeira Magalhães, docente colaboradora até 2020, orientou em nível de Mestrado exclusivamente no PGAli, na condição de Professor Visitante no programa da UFBA (2018-2020). Estava inserida prioritariamente no - Projeto temático de Inovação e Desenvolvimento de Produtos e Processos, com atuação em microbiologia de alimentos, tecnologia de processos Fermentativos, Bioprospecção de Micro-organismos para Aplicações Biotecnológicas.

6. Aumento da quantidade de dissertações defendidas no período de avaliação, em relação ao corpo docente permanente (Melhorou os itens 3.1; 3.2, que receberam conceito “Bom”). Mesmo com a suspensão das atividades em decorrência pandemia pelo do novo coronavírus (COVID-19). Os principais resultados foram:

a. No quadriênio 2017-2020, houve um acréscimo de 24% e 240% do número total de titulados (n = 78), quando comparado aos 63 de egressos titulados no quadriênio anterior (2013-2016) e aos titulados no triênio (2013-2016), respectivamente. Portanto, melhorando o índice de discentes egressos/DP/ano, e aumentando a eficiência do PGAli, com relação à formação de recursos humanos na área de Ciência de Alimentos;

b. Além disso, no quadriênio 2017-2020, o número de titulados por ano foram 11 (14%) em 2020; 17 (22%) em 2019; 27 (35%) em 2018; e 23 (29%) em 2017, evidenciando que a situação de pandemia inviabilizou a conclusão de muitos estudos que estavam previstos para serem finalizados ainda em 2020.

7. Redução do tempo médio de titulação (Considerando o ideal 24 meses) das dissertações defendidas (Melhorou o item 3.4, que recebeu conceito “Muito bom”). Os principais resultados foram:

a. No quadriênio 2017-2020, o tempo médio de titulação foi de 25,2 meses, ou 24,7 se considerarmos o intervalo 2017-2019. Em todos casos, sendo menores do que os tempos de titulação de 26 meses do último quadriênio (2013-2016), e de 28 meses no triênio (2010-2012).

b. Além disso, no quadriênio 2017-2020, o tempo médio foi 26,1 meses em 2020, 26,2 meses em 2019, 24 meses em 2018, 24,4 meses em 2017.

8. Incentivo a capacitação (pós-doutorado) e a produtividade científica qualificada, por meio de chamadas de fomento, e da articulação para aumentar as cooperações nacionais e internacionais dos docentes (Melhorar itens 2.1, 2.2; 3.1-3.3). Os principais resultados foram:

a. O número de docentes com pós-doutorado passou para 11 (64,7%) dos 17 DPs do PGAli, sendo que este percentual era 46% em 2017 (final do primeiro ano do quadriênio) e apenas 33% na última avaliação (2013-2016).

b. O número de docentes permanentes (DPs) com Produtividade em Pesquisa (PQ) ou Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) passou para 7 (41,2%) dos 17 DPs do PGAli, sendo que este percentual era 31% (n = 5) em 2017 (final do primeiro ano do quadriênio) e apenas 13% (n = 2) na última avaliação (2013-2016).

c. Atualmente, dos 50 projetos vigentes no PGAli, 9 deles (18% do total) têm cooperação e parcerias formais internacionais: i. La exposición a plaguicidas y su relación con el neurodesarrollo de recién nacidos e infantes de 0 a 2 años del cantón de Matina, provincia de Limón. 2010-Atual. Coord. Costa Rica. Recurso IDRH Canadense. Participação José A. Menezes Filho; ii. Efectos neurocognitivos en niños y ninñas en edad escolar residentes en el cantón Paquisha, relacionados con la exposición ambiental. 2012-2015. Coord. Universidad Loja/Equador. Participação de José A. Menezes Filho; iii. Consolidação da área de desenvolvimento de processos nanobiotecnológicos dos Programas de Pósgraduação em Engenharia Química e Ciência de Alimentos da Bahia. Projeto PGALi e PEQ UFBA/UFSCAR/UFMG/USP/CERMAV-França/Dr. Redouane Borsali (CAPES NANOBIOTEC 13 757/09). Coord. Janice I. Druzian, participação vários docentes do Programa; iv. Desenvolvimento de novas metodologias para o monitoramento de marcadores químicos e moleculares visando às avaliações da qualidade de alimentos embalados e de bioprocessos. Programa Ciência sem Fronteiras MEC/MCTI/CAPES/CNPQ/FAPS/PVE 2014. PGALi UFBA/Universidade Porto-Portugal. 2014- atual. Coord. Janice I. Druzian, 2 docentes PGALi participam. PVE da UP (Dra Maria Beatriz P. Pinto Oliveira) entre outros do grupo de pesquisa; v. Bactérias probióticas para alimentos: Microbiologia, Tecnologia, Funcionalidade e Inovação. Programa Ciência sem Fronteiras PVE MEC/MCTI/CAPES/CNPq/FAPs 71/2013, PGALi UFBA/Universidade Estadual de Santa Cruz/UESC-BA/Universidad Nacional del Litoral em Santa Fé- Argentina. 2013-atual. Coord. UFBA Alaíse G. Guimarães. PVE Dr. Celso Gabriel Vinderola/CONICET/Instituto de Lactologia Industrial/Argentina; vi. Nanocompostos a base de polímeros biodegradáveis e nanoreforço com diferentes funcionalidades destinados ao setor de envase e embalagens. Projeto 250/14 CAPES/MINCyT Edital 037/2013. PGALi e PEQ UFBA/Universidade de Buenos Aires/Argentina. 2014-atual. Coord. Janice I. Druzian. Parceria Dra Silvia Nair Goyanes e da sua equipe com mobilidade bilateral de docentes e discentes; vii. INCT MIDAS. Tecnologias Ambientais Para a Valoração de Resíduos e Materiais Renováveis. 23 ICTs. 2016-atual. Coordenação Rochel Montero Lago. Integrante Janice I. Druzian. Chamada INCT CNPq/CAPES/FAPs 16/2014, Processo 465594/2014-0. viii. Propriedade antitumoral de hidrolisados proteicos oriundos da glicinina (11S) e beta-conglicinina (7S), sobre diferentes linhagens, in vitro (2016-atual). Coord. Ederlan de Souza Ferreira. Parceria com a professora Dra. Elvira Gonzalez De Mejia, University of Illinois Urbana-Champaign (USA). Processo: nº JCB001/2016. ix. Prospecção de peptídeos bioativos oriundos da proteína beta-vignina dos feijões caupí (Vigna unguiculata L.) e adzuki (Vigna angularis Willd.) (2017-2020). Coord. Ederlan de Souza Ferreira. Parceria com a professor Dr. Alessio Scarafoni, Universita degli Studi di Milano (Itália). Processo: nº 426235/2016-9.

9. Estabelecimento de intercâmbios no programa, através da participação de alunos estrangeiros realizando mestrado pleno no PGAli; formação e articulação de cooperações acadêmicas e projetos internacionais, que resultaram em publicações conjuntas de maior qualificação (Melhorou o item 4.2 – prioridade). Os principais resultados foram:

a. Graças ao “Programa Bolsas Brasil PAECOEA-GCUB 2017” vigente, que tem como propósito a vinda de um aluno estrangeiro para o programa através da disponibilização de uma bolsa da cota do próprio programa. Esse programa tem contribuído para o processo de internacionalização do PGAli. Abaixo seguem a identificação de alguns egressos e discentes do programa:

i. KARINA LIZZETH PEDRAZA GALVÁN (Colômbia) Ingressante 2018, e titulada em 2020.

ii. MADIAN JOHEL GALO SALGADO (Colômbia) Ingressante 2018, e titulada em 2020.

iii. DENISE AGOSTINA GRIMAUT (Argentina) Ingressante 2019.

iv. KATHERINE GUTIERREZ ALZATE (Colômbia) Ingressante 2021.

v. LUIS ALFONSO BELTRÁN COTTA (Colômbia) Ingressante 2021.

vi. MARTINHO GAMAS DINIS MARTINHO(Moçambique) Ingressante 2021.

c. O programa CAPES-Print da UFBA foi aprovado e encontra-se em execução. Nessa modalidade o docente PGAli – José Antônio Menezes Filho (Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (Nível-2) realizou (2019-2020) um estágio da condição de Professor Visitante ao Instituto de Saúde Global Barcelona (Espanha), através da bolsa CAPES.Print, vinculado ao projeto internacional BISC “Estudo de coorte de nascimento com aproximadamente 1200 gestantes e a exposição aos poluentes do trânsito”. Além dessa capacitação docente, neste momento foram encaminhados o pedido de 6 propostas de Doutorado Sanduiche no Exterior, e 2 propostas de Professor Visitante no Exterior Sênior, com saídas previstas para setembro 2021, a depender das condições de controle da atual pandemia;

d. Dois (2) grandes projetos da Rede CAPES NANOBIOTEC vigentes desde 2010 com Programas de pós-graduações consolidados de 6 instituições (FURG/UEL/UFP/UFBA/ com Universidade do Alaska (EUA), e UFBA/UFMG/UFSCAR/ e CERMAV-França) foram finalizados em 2019, mas as cooperações continuam;

e. Desde 2013, a Rede do projeto UFBA/UFMG/UFSCAR/ e CERMAV-França se expandiu formalmente a nível Estadual (UFBA/PGALi, UEFS/BA, UFRB/BA, SENAI/BA, IF-Baiano) para o desenvolvimento de embalagens biodegradáveis (FAPESB 11/2013 Apoio à Formação e Articulação de Redes de Pesquisa no Estado da Bahia). Estas Redes estabelecidas estão contribuindo muito por meio da mobilidade bilateral de docentes e discentes e apoio a realização de análises, entre outras;

f. O projeto Bactérias probióticas para alimentos: Microbiologia, Tecnologia, Funcionalidade e Inovação (PVE CAPES 2013) além de pesquisadores do UEFS/BA e UFMG/MG, tem a participação do Dr. Celso Gabriel Vinderola, Pesquisador Adjunto do CONICET (http://lattes.cnpq.br/6254192004919370) do Instituto de Lactologia Industrial/Universidad Nacional del Litoral em Santa Fé/Argentina, em atividades como coorientação de discentes. Este projeto tem vigência até 2019, e os discentes estão sendo beneficiados com as atividades implementadas pelos dois PVEs;

g. Pesquisadores e alunos do Laboratório de Polímeros y Materiales Compuestos (LP&MC) da Universidad de Buenos Aires permaneceram na UFBA em 2014, e estava previsto que docentes e alunos UFBA irem para a UBA através do programa CAPES MINCyT em 2016, mas a CAPES não prorrogou a liberação dos recursos. Em 2019.2 uma aluna de mestrado de nacionalidade Argentina orientanda da Profa Janice Izabel Druzian fez parte de sua dissertação no LP&MC, e neste momento da pandemia se deslocou novamente para lá para continuar suas atividades práticas.

h. O projeto INCT Midas (MCTI/CNPq/CAPES/FAPs 16/2014) coordenado na UFBA pela profa Janice Izabel Druzian e com a participação de vários docentes do PGALi, tem parceria internacional com Dr. Pedro J. J. Alvarez/USA, Rakesh Agraval e Roberto Rinaldi Sobrinho da Max-Planck Institut für Kohlenforschung/Alemanha); e International Atomic Energy Agency - IAEA, Austria (Dra Clédola CássiaOliveira de Tello).

i. A docente permanente Dra. Ryzia de Cássia Vieira Cardoso retornou em 2015 do Pós-Doutoramento na University of London na área de Segurança alimentar e nutricional. Estas parcerias continuam e estão sendo ampliadas com a participação de discentes.

j. O projeto “Microrganismos probióticos encapsulados aplicados em produtos cárneos” coordenado pelo docente permanente Carlos Pasqualin Cavalheiro, tem parceria com o Instituto de Ciência y Tecnología de Alimentos y Nutrición (Espanha), por meio da pesquisadora Dra. Claudia Ruiz-Capillas (2017-em andamento).

10. Ampliação das redes de cooperações e parcerias nacionais, com Universidades, Fundações, Centros de Pesquisa e empresas públicas e privadas. Atualmente, o PGAli realiza mais de 70 parcerias e colaborações Nacionais do PGAli. Os principais projetos envolvidos estão relacionados abaixo:

a. Cooperação científica realizada com a Universidade Estadual de Feira de Santana/UEFS, EMBRAPA/Semiárido/PE (Instituição de origem de 01 dos docentes do PGALi), além do SENAICIMATEC/BA, EMBRAPA Mandioca e Fruticultura/ Cruz das Almas/BA, Universidade Federal do Recôncavo Baiano/UFRB, e FIOCRUZ/BA, que estão possibilitando o encaminhamento e o recebimento de alunos de graduação e do PGALi para realização de análises de parte e as vezes até totalidade das dissertações e teses;

b. Cooperação científica realizada com o DEMA-UFSCAR, USP-Ribeirão Preto, e UFMG e CERMAV-França (CAPES NANOBIOTEC 2009-2015/Consolidação da área de desenvolvimento de processos nanobiotecnológicos dos Programas de Pós-graduação em Engenharia Química e Ciência de Alimentos da Bahia), permitiu que muitos equipamentos de alto porte de processamento e caracterização de polímeros fossem adquiridos pelo LAPBIM-Faculdade de Farmácia-UFBA;

c. Participação no projeto – INCT Midas (MCTI/CNPq/CAPES/FAPs 16/2014) com 23 sub-projetos envolve 14 Instituições nacionais (UFMG, UFRJ, UFSCar, UFSC, UFRGS, UFRN, UFVJM, UNICAMP, UFBA, UNESP, SENAI, CTIT, CTDN e CEFET-MG). Entre os 10 subprojetos previstos, insere-se o da - Produção de polihidroxialcanoatos a partir do cultivo de glicerina bruta e sua processabilidade por extrusão, sob coordenação da Profª Janice Izabel Druzian (PGAli). Tem parceria também com o SENAI - Departamento Regional do Mato Grosso do Sul - SENAI/DR/MS, (Dra. Carolina Maria Machado de Carvalho Andrade) e Instituto Senai de Inovação Biomassa - ISI BIOMASSA, (MS); além da Comissão Nacional de Energia Nuclear - CNEN, (RJ e MG), Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET/MG, (MG), Comissão Nacional de Energia Nuclear - CNEN, (RJ), Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear - CDTN, (MG), Instituto de Pesquisas Energéticas - IPEN, (SP); e com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais - FIEMG, (MG), Associação Brasileira de Polímeros - ABPOL, (SP), Núcleo de Biocombustível, Petróleo e Derivados, (RJ), Fábrica de Biodiesel Grand Valle Bioenergia Ltda - GRAND VALLE BIOE, (RJ), e Grand Valle Bio Enerigia Ltda - GRAND VALLE, (RJ), entre outras parcerias.

d. Participação no projeto – Obtenção de biomassa microalgal em água efluente da extração do petróleo: oportunidades emergentes para concomitantemente obter energia renovável, produtos de alto valor agregado e biorremediação da água. Foi implementado em 2019, que tem parceria formal com a Petrobras, Unidades Candeias (Simões Filho, Madre de Deus/Bahia e de Aracaju/Sergipe).

e. Participação no projeto – Desenvolvimento e caracterização de chocolates enriquecidos com kefir liofilizado. Recentemente (2020-atual) desenvolvido por docentes PGAli, e vem sendo implementado em parceria com aproximadamente 20 instituições associadas representantes de mais de 3000 produtores de cacau do sul da Bahia. Entre elas destacando-se a UESC, CEPLAC, Centro de Inovação do Cacau (PCTSB), IF-Baiano, Rede dos Povos da Mata, FAEB, SENAR, SECTI, SEDUC, SENAI, ONGs, Instituto Arapyau, FUNBIO, Instituto Cabruca,SEBRAE, FAPESB, FIEB, Associação dos Produtores de Chocolates de Origem Sul da Bahia, Ministério da Agricultura e empreendedores do ramo de chocolates finos e derivados de cacau, contribuíram para a concessão da Indicação de Procedência Sul da Bahia - IP Sul da Bahia em 2018.

f. Participação no projeto – Tecnologias de aproveitamento de descartes vegetais: integrando saúde, sustentabilidade e desenvolvimento social, junto a comunidades vulneráveis de Salvador-BA. Coordenado pelos decentes Eliete da Silva Bispo e Sérgio Eduardo Soares, realizado em parceria com a UEFS/BA e UNEB/BA.

g. Participação no projeto – Cadeia produtiva da pesca em comunidades de São Francisco do Conde-BA: estratégias para transferência de tecnologias e promoção da saúde da mulher. Coordenado pela docente Ryzia de Cássia Vieira Cardoso, realizado em parceria com a Escola de Nutrição da UFBA, UEFS/BA e UNEB/BA.

h. Participação no projeto – Produção de poli(hidroxialcanoato) a partir de glicerina bruta e sua processabilidade á biocompositos ativos por extrusão destinados ao setor de embalagens. Coordenado pela docente Janice Izabel Druzian, e participação dos docentes Carolina Oliveira de Souza e Ederlan de Souza Ferreira do PGAli, realizado em parceria com a pesquisadora Bruna Aparecida Machado (SENAI-BA), Jorge Alberto Vieira Costa e Michele Greque de Morais (FURG-RS), e Pricila Veiga-Santos (UNESP-Botucatu), concedeu 6 bolsas AT-NS 372227/2017-1, 370277/2018-0, 370855/2018-3, 372852/2019-0, 371327/2019-9, 371327/2019-9, e 4 bolsas IC 146990/2017-0, 168364/2018-2, 104339/2019-5, 103960/2020-1, implementadas entre 2017 e 2020 para discentes ligados ao PGAli.

11. Além disso, o PGAli tem mantido colaborações com mais de 30 empresas, fundações e industrias. As principais estão relacionadas abaixo:

a. Associação dos Produtores de Chocolates de Origem Sul da Bahia, Ilhéus, Bahia;

b. Instituto Cabruca, Cooperativa dos Produtores Orgânicos do Sul da Bahia, Ilhéus, Bahia;

c. Embrapa ([Mandioca e Fruticultura, Cruz das Almas, BA]; [Semiárido, Petrolina, PE]; [Agroindústria de Alimentos, Rio de Janeiro, RJ];

d. Empresa Bebida Mix Industria e Comercio Ltda, CNPJ 09.040.657/0001-57 - 09040657000157, Feira de Santana, Bahia;

e. Empresa BrFishes, CNPJ 30.897.340/0001-28, Lauro de Freitas, BA;

f. Empresa Coco Ice Indústria e Comercio, CNPJ 07.262.356/0001-42, Guanambi, Bahia.

g. Empresa Fonte d’Vida indústria e Comércio de Águas Minerais e Bebidas Ltda, CNPJ 04.697.182/0001-52, D'avila, Bahia;

h Empresa LMOS Industria e Comercio de Alimentos Ltda, CNPJ 29.315.545/0001-79, Camaçari, Bahia;

i. Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia, FAEB, Salvador, Bahia.

j. Federação das Indústrias do Estado da Bahia, FIEB, Salvador, Bahia;

l. Secretaria da Educação do Estado da Bahia, SEDUC, Salvador, Bahia.

k. Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação, SECTI, Salvador, Bahia.

m. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE-BA, Salvador, Bahia.

n. Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Centro Universitário SENAI-CIMATEC, Instituto de Tecnologias da Saúde, Salvador, Bahia, Brasil.

o. Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR, Salvador, Bahia.

1.4.5 OS PRINCIPAIS PLANOS E AÇÕES EFETIVAMENTE EXECUTADOS PARA O ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS COM VISTA NA MELHORIA NA FORMAÇÃO DISCENTE, SÃO DESCRITAS ABAIXO POR ITENS:

1 Implementação da “AUTOAVALIAÇÃO”, seguindo as linhas gerais da proposta institucional, e as recomendações do GT-CAPES. Embora, a autoavaliação como ferramenta só tenha sido estabelecida no PGAli de fato a partir de 2020, as políticas e ações definidas e executadas que trataram das questões norteadoras do planejamento estratégico (2017-2020) tiveram êxodo, justificado pelo progresso contínuo dos índices do programa desde a sua criação em 2012. Neste sentido, em virtude da implementação do curso em nível de doutorado, o PGAli conseguiu estabelecer a autoavaliação como parte importante do seu planejamento estratégico. Assim, as etapas que compreendem a “política de preparação” (1º etapa) até a “Uso dos resultados” (4º etapa) foram estabelecidos de fato. No entanto, a aplicação dos instrumentos elaborados, somente foi possível aplicá-los para estabelecermos da perspectiva de evolução e tendência do programa, e de seus egressos, como mostrado abaixo:

2 Quanto o acompanhamento de egressos com vista na melhoria na formação discente:

a. Os primeiros frutos (desfechos) derivados da aplicação das ferramentas de acompanhamento dos egressos com vistas à melhoria na formação discentes já estão sendo colhidos pela comunidade do PGAli, como detalhado para os egressos no item 2.3, que trata do “Destino, atuação e avaliação dos egressos do Programa em relação à formação recebida”.

b. Outro mecanismo adotado para o acompanhamento dos egressos que tem se mostrado eficiente para manter um contato mais efetivo foi o espaço do “egresso” no canal do aluno dentro do site do PGAli (https://pgalimentos.ufba.br/pt-br/egressos), e principalmente a página (rede social) do Linkedln (linkedin.com/in/ciência-de-alimentos-pgali-ufba-579306213) utilizada para buscar profissionais e empresas interessadas em contratar, apresentar suas aptidões, de uma forma que outros profissionais da mesma empresa possam endossar, dando credibilidade as competências listadas no site. Atualmente, mais de 90% dos egressos PGAli estão conectados ao canal do programa. Isso possibilita um contato imediato. A associação desses instrumentos tem refletido substancialmente na participação de egressos, mas também dos discentes PGAli, nos processos de autoavaliação contínuos. Alguns resultados são apresentados abaixo.

c. O PGAli contribuiu para a qualificação em nível de mestrado de 113 profissionais, nos últimos 06 anos (2015-2020). Desse número, 45 (49,8%) estão realizando doutorado, 23 (20,4%) estão exercendo a docência, 10 (8,8%) são servidores públicos (fora da docência), 25 (22,1%) exercem atividades profissionais em empresas públicas ou privadas com prestação de serviços técnicos especializados da área de alimentos, 09 (8,0%) exercem outras atividades. Contudo, não tivemos resposta de apenas 1 (0,9%) egresso, durante a autoavaliação no período.

 

COMPLEMENTAÇÃO DO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO

QUANTO ÀS QUESTÕES DA FICHA DE AVALIAÇÃO DA CAPES

Pontos fortes considerados do PGAli (Verde) – Critério estabelecido: Quando todos os subitens do item avaliado apresentar o conceito MB:

a. A Proposta do Programa:

Embora tenha recebido conceito “Muito bom” em todos os subitens da ficha de avaliação no último quadrienal (2013-2016); as ações de atualização contínua devem ser mantidas e avaliadas anualmente (planejamento estratégico) para: i. Garantir a coerência entre linhas de pesquisa e projetos, proposta curricular; ii. Manter aderência da proposta, planejamento, desafios, formação discentes e à produção de conhecimento aos objetivos, visão e missão do programa; iii. Assegurar e buscar modernizar a infraestrutura para o fortalecimento das atividades de ensino, formação intelectual, pesquisa e de transferência de tecnologia e conhecimento para a sociedade.

b. A Inserção Social:

Também recebeu conceito “Muito bom” em todos os subitens na última quadrienal (2013-2016), ações de incentivos devem ser mantidas e avaliadas anualmente para: i. Garantir que todos os docentes do programa participem de forma consistente em ações de desenvolvimento tecnológico, impacto regional, nacional e internacional; ii. Manter e ampliar a atuação docente de destaque, aumentando os números de bolsistas produtividades, participação em órgão de fomento, e como consultores ad-hoc de periódicos prestigiados da área de Ciência de Alimentos; iii. Assegurar a visibilidade e transparência de todas as atividades e ações realizadas pelo PGAli.

Pontos considerados Intermediários (Azul) – Critério estabelecido:  Quando até 50% dos subitens do item avaliado apresentar conceito MB:

a. Corpo docente:

Recebeu o conceito “Muito bom” em 2 dos 4 subitens da avaliação (Quadrienal 2013-2016). Os subitens “Perfil do corpo docente, consideradas titulações, diversificação na origem de formação [...]” e “Adequação e dedicação dos docentes permanentes em relação às atividades de pesquisa e de formação do programa” receberam o conceito “Bom”. Por isso, ações relevantes foram realizadas: i. Inserção de uma nova linha de pesquisa; ii. Atualização da distribuição dos docentes, discentes e das produções do PGAli, nos projetos temáticos de cada linha de pesquisa; iii. Credenciamento cuidadoso (Inserção) e descredenciamento de docentes permanentes e colaboradores do PGAli; iv. Aumento da capacitação (pós-doutorado) e a produtividade científica qualificada na área de Ciência de Alimentos.

Pontos considerados sensíveis (Amarelo) – Critério estabelecido: Acima de 50% dos subitens do item avaliado apresentar conceito B:

Não houve itens nesse critério.

Pontos considerados críticos (Vermelho) – Critério estabelecido: Quando ao menos um dos subitens do item avaliado apresentar conceito R:

a. Corpo Discente, Teses e Dissertações:

Foi considerado como 1 dos 2 pontos críticos do PGAli pela comissão de Autoavaliação. Isso porque recebeu conceito “Muito bom” em 1 (25%) e “Bom” em 2 (50%) dos 4 subitens, no entanto, teve 1 (25%) conceito “Regular” no subitem “Qualidade das Teses e Dissertações e da produção de discentes autores da pós-graduação e da graduação [...]”. Por isso, ações importantes foram realizadas e acompanhadas trimestralmente pela comissão de autoavaliação:

i. Modernização do Regimento Interno e Resoluções do PGAli, com enfoque na produção científica, derivada das dissertações produzidas. Entre as principais atualizações constaram: 1. Os documentos submetidos aos exames de qualificação e defesa passaram para o formato de artigos científicos; 2. Na ficha de solicitação dos exames, o candidato informará a Coordenação e avaliadores para qual periódico (A1-B2) está prevista à submissão do manuscrito; 3. Os avaliadores indicados devem ter produção qualificada compatível ao exigido para docente permanente do PGAli; 4. Para o discente do doutorado, além desses critérios, ele só poderá submeter-se à defesa da tese após confirmado a publicação de dois artigos em periódico qualificado (A1-B2);

ii. Análise dos dados referente à: dissertações defendidas/DPs; produções com discente PGAli/DPs; produções com participação de discentes da graduação/DPs; número de orientações PGAli/DPs; número de orientações ICs, TCCs e outros/DPs;

iii. Divulgação dos relatórios de acompanhamento da comissão de autoavaliação, como maneira conscientização e sensibilização dos docentes e discentes (instituído a partir de 2020); iv. Incentivo ao cumprimento do prazo de titulação, cooperação inter- laboratórios e projetos, e a coorientação entre os docentes do PGAli;

iv. Divulgação e agilização do processo ao apoio à publicação da UFBA, para tradução e correção de manuscritos, e pagamento da taxa de publicação (quando for o caso);

b. Produção Intelectual:

Considerado o ponto mais crítico do PGAli, pois recebeu conceito “Bom” em 2 (67%) dos 3 subitens aplicáveis, sendo as “Publicações qualificadas do Programa por docente permanente” e a “Produção técnica, patentes e outras produções consideradas relevantes”; e conceito “Regular” (33%) no subitem “Distribuição de publicações qualificadas em relação ao corpo docente permanente do Programa”. Por isso, nesse caso em particular, ações mais enérgicas foram realizadas:

i. Descredenciamento de docentes;

ii. Credenciamento de docentes permanente apenas com perfil de bolsista produtividade (PQ ou DT);

iii. Incentivo as cooperações nacionais e internacionais;

iv. Conscientização e sensibilização dos docentes, quanto a importância das publicações em periódicos nos estratos A1-A2 da área de Ciência de Alimentos, com a participação discente;

v. Incentivo a coorientação interna do PGAli, e criação de articulações inter- laboratórios e projetos para aumentar a participação dos discentes nas produções;

vi. Divulgação e encorajamento para a capacitação e atualização docente, através do pós-doutoramento ou como professor visitante no exterior, para fomentar as cooperações e intercâmbios internacionais.

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