Credenciamento e Recredenciamento Docente

DO CORPO DOCENTE

O corpo docente do programa de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos (PGAli) é constituído de profissionais qualificados portadores de título de doutor, livre docente ou equivalente, com comprovada atuação na área de Ciência de Alimentos.

PROCESSO DE RECREDENCIAMENTO E CREDENCIAMENTO

O credenciamento e/ou recredenciamento de docentes permanentes serão realizados por uma Comissão designada pelo Colegiado do Programa, composta por três (3) membros titulares (2 externos à UFBA e a coordenação do PGAli) e um (1) suplente, conforme a Resolução Interna nº 01/2021 que dispõe sobre os critérios para o recredenciamento e credenciamento de docentes no PGAli (Acesse: https://pgalimentos.ufba.br/pt-br/documentos).

DEFINIÇÃO DE CORPO DOCENTE PERMANENTE

Configura-se como Docente Permanente do PGAli aquele professor/pesquisador com título de doutor, que atenda todos os seguintes pré-requisitos previstos no Art. 3º da Portaria nº 81/2016 da CAPES:

  • Desenvolver atividade de ensino na pós-graduação e/ou graduação;
  • Participe de projeto temático de pesquisa do PGAli;
  • Oriente alunos de mestrado e/ou doutorado no PGAli;
  • Tenha vínculo funcional com a UFBA, ou vínculo formal com uma Instituição conveniada com à UFBA.

ATRIBUIÇÃO DO DOCENTE PERMANENTE

  • O docente permanente deve exercer: atividade didática, orientação/coorientação, participações em comissões, bancas examinadoras, seminários temáticos, reuniões do Colegiado e demais atividades previstas pelo programa;
  • Deve comprometer-se em pleitear financiamento para o desenvolvimento de projetos às agências de fomento, empresas, indústrias e demais setores produtivos;
  • Permanecer vinculado ao programa ao menos durante o período de 2022 à 2025, ou até o encerramento do próximo ciclo de avaliação da CAPES;
  • Os docentes admitidos deverão se comprometer a cumprir as metas estabelecidas pela Comissão de Autoavaliação e Planejamento estratégico, aprovadas pelo Colegiado do PGAli.

CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO PARA RECREDENCIAMENTO

Obrigatório

  • Produção científica: Produção de artigos completos do docente em coautoria com discentes ou egressos (até 5 anos após a titulação) do PGAli no período de 2017 a 2022. A produção será convertida em pontos, considerando-se o peso relativo de acordo com o percentil estratificado atribuído ao periódico, onde: percentil 100–87,5 = 1,00 ponto; percentil 87,4–75,0 = 0,85 ponto; percentil 74,9–62,5 = 0,70 ponto; percentil 62,4–50,0 = 0,60 ponto; percentil 49,9–37,5 = 0,50 ponto; percentil 37,4–25,0 = 0,35 ponto; percentil 24,9–12,5 = 0,20 ponto; e percentil 12,4–0,0 = 0,10 ponto. A classificação do periódico será realizada considerando o maior percentil disponível nas plataformas Scopus® ou Web of Science®. No caso de o periódico não constar nas referidas plataformas será considerado o fator de impacto (JCR Clarivate®). O maior índice h (Scopus® e/ou Web of Science®) será considerado como critério auxiliar de avaliação.
  • Fomento à pesquisa: Coordenação ou participação como colaborador da equipe de projeto de pesquisa com financiamento vigente, devidamente comprovado.
  • Disciplina de pós-graduação: Ter ministrado componente da matriz curricular do PGAli, no período de 2017 e 2021.
  • Orientações de graduação e pós-graduação: Orientações concluídas no período de 2017 e 2021, assim como aquelas em andamento a nível de pós-graduação (discentes de Mestrado e Doutorado do PGAli) e de graduação (iniciação científica, monitoria e/ou extensão – bolsistas, e trabalho de conclusão de curso).

Complementar

  • Produção tecnológica: Pedidos de patentes (Depositada, concedida e/ou transferida) em coautoria com discentes ou egressos (até 5 anos após a titulação) do PGAli no período de 2017 e 2022.
  • Produção bibliográfica: Publicações de livros e capítulos de livros (somente indexados com ISSN) em coautoria com discentes ou egressos (até 5 anos após a titulação) do PGAli no período de 2017 e 2022.
  • Atuação em outros PPGs como docente permanente: presente (2022).  

CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO PARA CREDENCIAMENTO

Obrigatório

  • Produção científica: Produção de artigos completos em periódicos na área de Ciência de Alimentos do docente no período de 2017 a 2022. A produção será convertida em pontos, considerando-se o peso relativo de acordo com o percentil estratificado atribuído ao periódico, onde: percentil 100–87,5 = 1,00 ponto; percentil 87,4–75,0 = 0,85 ponto; percentil 74,9–62,5 = 0,70 ponto; percentil 62,4–50,0 = 0,60 ponto; percentil 49,9–37,5 = 0,50 ponto; percentil 37,4–25,0 = 0,35 ponto; percentil 24,9–12,5 = 0,20 ponto; e percentil 12,4–0,0 = 0,10 ponto. A classificação do periódico será realizada considerando o maior percentil disponível nas plataformas Scopus® ou Web of Science®. No caso de o periódico não constar nas referidas plataformas será considerado o fator de impacto (JCR Clarivate®). O maior índice h (Scopus® e/ou Web of Science®) será considerado como critério auxiliar de avaliação.
  • Orientações de graduação e pós-graduação: Orientações/coorientações concluídas no período de 2017 e 2021, assim como aquelas em andamento a nível de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) e graduação (iniciação científica, trabalho de conclusão de curso, monitoria e/ou extensão).
  • Fomento à pesquisa: Coordenação e/ou participação como colaborador da equipe de projeto de pesquisa com financiamento vigente, devidamente comprovado.
  • Aderência ao PGAli: Proposta de desenvolvimento/atuação na pesquisa, considerando obrigatoriamente à área de concentração e as linhas de pesquisa do PGAli.

Complementar

  • Produção tecnológica: Pedidos de patentes (Depositada, concedida e/ou transferida) no período entre 2017 e 2022;
  • Produção bibliográfica: Publicações de livros e capítulos de livros (somente indexados com ISSN) no período entre 2017 e 2022;
  • Disciplina de pós-graduação: Indicar e justificar a possível contribuição na oferta de componentes da matriz curricular do PGAli;
  • Atuação em outros PPGs como docente permanente: presente (2022).

*Critério aplicado no processo de recredenciamento & credenciamento em 2021.

 

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