Defesa de Mestrado - Pesquisa de Salmonella spp. em leite e derivados comercializados no Estado da Bahia e sua relação com as doenças veiculadas por alimentos e a saúde dos consumidores (Isabelle Pryscylla da Silva Viana)

Convite para Defesa de Mestrado: Isabelle Pryscylla da Silva Viana

Resumo do estudo

A Salmonella spp. é um dos patógenos mais amplamente difundidos na natureza, sendo o homem e os animais seus principais reservatórios naturais além de ser considerada como um dos principais agentes envolvidos em surtos de origem alimentar mundo afora. A incidência dessa bactéria motivada por alimentos contaminados demonstra que, na atualidade, apesar dos avanços tecnológicos observados, este problema ainda ocorre mundialmente. O objetivo desse trabalho foi elaborar um estudo da ocorrência de Salmonella no âmbito estadual, nacional e internacional. Além da realização de análise microbiológica para Salmonella ssp. em 302 amostras leite e seus derivados encaminhadas ao Laboratório de Inspeção e Tecnologia de Leite e Derivados da Universidade Federal da Bahia entre o período de março de 2019 a março de 2020. Produtos esses advindos de diversos municípios do Estado da Bahia, Brasil. A metodologia ISO 6579:2002 aplicada para pesquisa microbiológica de Salmonella spp. não detectou a presença desse patógeno em nenhuma das amostras analisadas no estudo. Apesar do estudo não revelar a presença da Salmonella spp. em nenhum dos lácteos analisados na Bahia, o risco de ingestão desses produtos deve ser considerado, visto a gravidade das doenças causadas pela bactéria em questão. Alguns fatores como ampla distribuição da Salmonella spp. entre animais, permanência no ambiente e nos alimentos além da existência de portadores assintomáticos tanto em animais quanto no homem, contribuem para que este microrganismo assuma um papel de grande relevância na saúde pública mundial e, portanto, programas permanentes de controle devem ser adotados.

Palavras-chave: Doenças Veiculada por Alimentos. Lácteos. Saúde Pública. Salmonella spp.

Comissão Examinadora

Dra. Marion Pereira da Costa
Orientador PGAli (UFBA) marioncosta@ufba.br

Dr. Carlos Pasqualin Cavalheiro